Notícias
A quinta edição do Firebird Developers Day, a ser realizada no dia 19/Julho em Piracicaba-SP, terá a presença de Dmitry Yemanov, chefe da equipe de desenvolvedores do Firebird. Esta é a primeira vez que Dmitry vem ao Brasil, e suas palestras com certeza serão de grande valia para todos os presentes.
É necessário tomar alguns cuidados na migração de uma base de dados já existente, para o Firebird 2.1, especialmente quando a metadata do banco contém caracteres não-ASCII (como letras acentuadas, etc). O release notes traz informações de como proceder para corrigir o problema. Um guia (em português) também foi disponibilizado na área de artigos da FireBase.
Estes slides são de Michael (Monty) Widenius, autor original do MySQL, e falam do futuro do projeto, atuais problemas, e porque ele acredita que o MySQL não seja realmente um projeto Open Source. Vale a pena ser lido, para comparar algumas coisas com o Firebird.
Acaba de ser lançada a versão 2.1 oficial do Firebird! Repleta de novos recursos, como tabelas temporárias, monitoramento do banco de dados, protocolo de conexão otimizado, triggers de conexão e de transação, etc., esta versão vinha sendo aguardada com entusiasmo pela comunidade!
Estamos realizando uma pesquisa para saber quais recursos, dentre os listados, os usuários Brasileiros consideram mais importantes/urgentes para uma futura versão do Firebird. Participe da pesquisa, votar é simples e rápido!
O FBScanner trabalha como um proxy, entre as conexões cliente e o servidor Firebird. Com isso, ele pode monitorar toda a comunicação feita entre as aplicações e o Firebird, fornecendo dados como: conexões ativas (IP/Name, duração, consumo de CPU), queries (comando executado, status, parâmetros) e transações (incluindo seus parâmetros). Funciona com o Firebird (V1.x e V.2x) e InterBase (V4.0 até 2007). Os usuários da FireBase podem adquirir o FBScanner por um preço com desconto, através da loja-line do site.
Anunciado no site FirebirdNews a intenção de compra da Oracle pelo Firebird, bem como as novidades esperadas para a versão 2.666 do produto, que incluem suporte SMP para até 1.500 cores/cpus, reconhecimento de fala, suporte ao MSDOS 6 e muitas outras novidades! O time de desenvolvedores também aumentou, com a contratação de 35 novos desenvolvedores!
Os interessados em palestras no 5º Firebird Developers Day (19/Julho) devem enviar as propostas de palestras, com título e resumo do que seria apresentado para o email fdd[arroba]firebase.com.br e ela poderá ser selecionada para entrar na grade de palestras do evento. As propostas recebidas serão analisadas, e as que forem julgadas mais interessantes serão escolhidas.
Uma nova pesquisa feita pela Evans Data está on-line. Apesar da pesquisa focar em questões de desenvolvimento de software e IDEs, uma das perguntas se refere especificamente a "quais bancos de dados você usa". Entre as alternativas, está o Firebird. No passado, o Firebird teve um marketing extra por ter sido bem qualificado em uma das pesquisas da Evans, e não seria nada mal repetir a dose. Participe, e você ainda pode concorrer a US$500.
Atenção! O link do canal RSS da FireBase mudou. Estamos agora usando o FeedBurner a fim de obter informações estatisticas sobre o uso do canal, bem como oferecer alguns recursos extras. O novo link passa a ser feeds.feedburner.com/Firebase. O pessoal que utiliza agregadores de notícias (ex: GoogleReader) deve atualizar o link para continuar tendo acesso às notícias.
As faculdades Einstein passam a oferecer alguns cursos de extensão baseados no Firebird. Não tenho maiores informações, não sei quem são os professores, ou mesmo o conteúdo do curso, mas é muito bom saber que temos uma instituição de ensino oferecendo cursos específicos para o nosso pássaro de fogo!
Diversos usuários da FireBase que se inscreveram utilizando emails do Hotmail ou Yahoo não estão recebendo os emails enviados pelo site, incluindo os da lista de discussão. O email não volta e também não vai para a caixa de "lixo/spam", ele simplesmente "some". Nenhum erro é reportado, e o IP do servidor SMTP do site não consta em nenhum BlackList. Inúmeros outros sites estão sofrendo deste problema, devido a política do Hotmail (e provavelmente agora do Yahoo também), que simplesmente descarta os emails de acordo com regras obscuras que não são divulgadas. Este artigo no site "The Register" descreve o problema, e também relata as infinitas tentativas de contato com o hotmail para solucionar o problema (em vão). Sendo assim, sugerimos que todos aqueles que estão cadastrados no site usando emails do hotmail/yahoo, que troquem para outro fora desses provedores, como por exemplo, o GMAIL, do Google. Para trocar o email cadastrado no site, basta fazer o login e na tela seguinte clicar no link para alteração dos dados cadastrais. Se você também é cadastrado na nossa lista de discussão, além de fazer a alteração acima, terá que seguir as instruções para trocar o email cadastrado nela, pois o cadastro da lista é separado do cadastro do site. É um absurdo o que eles estão fazendo! A partir de agora, nunca mais confie nas suas contas de email do Hotmail ou Yahoo, pois você pode estar deixando de receber emails e nem sequer ter notado.
A CodeGear está fazendo uma pesquisa para saber quais recursos os usuários de Delphi desejam ter na versão 2008. Entre as perguntas está uma que interessa especialmente aos usuários do Firebird: "Which databases do you require Delphi connectivity with?" ou, em portugues, "Quais bancos de dados vc precisa que o Delphi ofereça conectividade". Para aqueles que reclamam da falta oficial de um driver da Borland para acesso ao Firebird, está aí a chance de votar no FB.