Notícias
Foi encerrada na última segunda-feira o período de venda do livro Firebird Essencial pelo site da FireBase, onde o comprador pagava R$ 8,00 a mais do que o preço normal e recebia seu livro autografado, sendo que esse valor era remetido para a Fundação Firebird, a fim de ajudar no desenvolvimento do Firebird. A primeira doação já havia sido feita há alguns meses, e o comprovante pode ser visto no site do livro. Nos próximos dias o restante será enviando. O livro ainda pode ser adquirido na loja da FireBase pelo preço normal (sem doação).
A FireBase estará realizando um curso de Firebird ministrado por Carlos H. Cantu no dia 29 de Outubro, em Piracicaba-SP. O conteúdo programático pode ser visto em www.firebase.com.br/fb/cursos.gif. RESTAM POUCAS VAGAS! Se tiver interesse em participar, utilize o formulário disponível em www.firebase.com.br/fb/inscricao_curso.html para verificar preços e condições e fazer sua inscrição.
Acaba de ser publicado o resultado da pesquisa de utilização mundial do Firebird, feita em Setembro de 2005. O Brasil aparece a frente no número de servidores e usuários que responderam a pesquisa, o que vem a comprovar que realmente somos a maior comunidade de usuários de Firebird do mundo. Outros números interessantes: o tipo de servidor mais utilizado é o SuperServer, seguido pelo Embedded. A grande maioria dos servidores está instalado em SO Windows, seguido pelo Linux. A grande maioria dos usuários utiliza a arquitetura de acesso Cliente/Servidor, seguida pelo mono-usuário (embedded) e somente depois pelo modelo de multi-camadas.
Caso você tenha uma base de dados corrompida e já tenha tentado sem sucesso recuperá-la usando os métodos tradicionais, você pode contratar o serviço de recuperação de bancos de dados da FireBase, ou então tentar resolver o problema você mesmo, usando os utilitários da IBSurgeon, que agora podem ser adquiridos pelo site da FireBase com um preço reduzido, exclusivo para nossos usuários!
Acabei de criar meu blog na internet. A intenção principal é ter um lugar pra postar as notícias da conferência internacional de Firebird, quando eu estiver lá, mas vou usá-lo também para dar minha opinião sobre diversos assuntos, sem ter rabo preso com ninguém. A endereço é blog.firebase.com.br.
Através de uma parceria exclusiva entre a FireBase e a IBSurgeon, estamos ampliando nossos serviços de recuperação de bancos de dados corrompidos, passando também a oferecer serviços de recuperação de arquivos de backup corrompidos. Se você tem algum desses problemas, entre em contato via email e solicite um orçamento para recuperação.
A FireBase está promovendo uma pesquisa mundial para obter estatísticas sobre a utilização global do Firebird, além de outras informações como o tipo de servidor, versão, etc. É muito importante que todos os usuários do Firebird respondam a essa pesquisa, a fim de termos resultados precisos e reais. Não deixe de participar visitando o link infopoll.net/live/surveys/s28260.htm. Ajude a divulgar a pesquisa entre outros usuários do Firebird, listas de discussão, sites relacionados, etc.
Nota: Esse post reflete minha opinião pessoal sobre o assunto.
Enviei há algumas semanas atrás uma proposta de palestra para BorCon Brasil 2005. O título da palestra era "Procedures e Eventos com Firebird/InterBase", com a seguinte descrição: "Nessa palestra apresentarei a linguagem PSQL do Firebird/InterBase, demonstrando sua aplicação em procedures, triggers e eventos, criando uma situação de auto-refresh de dados em aplicações Delphi."
Há alguns dias fui contactado por alguém da Borland, que me disse que a palestra só seria aceita se eu utilizasse InterBase 7.5 e tirasse qualquer menção ao Firebird. Obviamente eu recusei, e obviamente a palestra foi rejeitada.
Um fato interessante é que a mesma pessoa disse que não teria problema falar de Oracle, SQL Server, etc... mas de Firebird, não! Que estranha lógica seria essa?
Confesso que após a Borland ter patrocinado o 2º FDD, eu achei que essa postura "anti-firebird" assumida por ela estaria finalmente com os dias contados, o que com certeza só traria benefícios para a própria Borland, afinal a maioria dos usuários de Firebird no Brasil são também usuários de Delphi, seu principal produto na América Latina.
Fica aí a prova de quem nem tudo nessa vida evolui, mesmo quando tem a chance para tanto. Eu, pelo menos, fiz a minha parte.