Notícias
Para quem não pôde acompanhar ao vivo o podcast do Papo Pro ACBr, onde falei sobre minha história com o Firebird bem como sobre o Firebird 4, a gravação foi disponibilizada publicamente (clique aqui).
A IBPhoenix está disponibilizando para testes (por enquanto somente para Windows) um plugin de conectividade via ODBC, que permite que o Firebird (versão 3 ou superior) acesse e recupere informações de outros gerenciadores de bancos de dados, através do comando execute statement.
Dia 20 de Julho, das 10 às 11h, estarei participando do podcast Papo Pro ACBr, via Discord do Projeto ACBr, falando sobre o Firebird em geral, bem como sobre o recente lançamento do Firebird 4, novidades, etc. Mais informações sobre como participar do podcast em www.projetoacbr.com.br/forum/calendar/event/1036-o-firebird-4-chegou-conhe%C3%A7a-as-novidades/.
Após anos de espera, o Firebird 4 (versão final) foi lançado há algumas semanas atrás! Agora temos uma versão do Firebird que oferece replicação nativa para hotbackup, além de muitas outras novidades, algumas muito aguardadas pelos desenvolvedores, como os novos tipos numéricos e a possibilidade de ter timezones em campos datahora! Devido à quantidade de mudanças, a migração para essa versão pode não ser tão simples, e exige atenção a vários detalhes, especialmente em relação a compatibilidade com sistemas já existentes.
Sendo assim, aproveito a oportunidade para pedir que respondam à uma pesquisa (apenas 2 perguntas) sobre seu interesse em um novo Guia de Migração escrito por mim, dessa vez para o Firebird 4: forms.gle/vVCbmSp1nUbTcCWg9
Acabo de disponibilizar mais um artigo baseado em um capítulo do meu livro Firebird 2, revisado com algumas correções e com algumas novas informações. Coleta de lixo e sweep são temas que todos os usuários do Firebird deveriam entender, pois afeta diretamente a performance e o tamanho da base de dados.
O Projeto Firebird está feliz em anunciar o lançamento do Firebird 4.0!
Essa versão introduz novos tipos de dados e muitas melhorias sem mudanças radicais na arquitetura ou no modo de operação, sendo que as mais importantes são:
- Replicação nativa (unidrecional, para hotbackup)
- Identificadores de metadata (nome de campos, etc) com tamanho ampliado para até 63 carcteres
- Novos tipos de dados INT128 e DECFLOAT, maior precisão para NUMERIC/DECIMAL
- Suporte para timezones internacionais
- Timeouts configuráveis para conexões e comandos
- Pool de conexões externas
- Operações em batch via API
- Funções para criptografia nativas
- Nova versão de ODS (13) com novas tabelas de sistema e de monitoramento
- Tamanho máximo da página de BD aumentado para 32K
Verifique o Release Notes para uma lista completa das mudanças. O Language Reference também está disponível.
Os instaladores para Windows, Linux e Android (32-bit e 64-bit) já podem ser baixados.
Acaba de ser disponibilizado o Guia de Referência de Linguagem do Firebird 4 (em inglês). O Firebird 4 está nesse momento em versão Release Candidate, sendo que o lançamento da versão final é aguardado para os próximos meses. O Guia está atualizado com as novidades trazidas por essa versão, e pode ser acessado em HTML e PDF.
Disponibilizarei periodicamente artigos que serão extraídos dos meus dois primeiros livros, Firebird Essencial e Firebird 2. Quando foram lançados, esses livros foram sucesso de vendas, mas hoje geralmente só podem ser encontrados em sebos, etc. Sendo assim, decidi publicar na FireBase artigos baseados em alguns capítulos desses livros, aproveitando a oportunidade para fazer pequenas revisões.
O primeiro artigo foi disponibilizado hoje: Explorando o SELECT
Aconselho a leitura pois mesmos os desenvolvedores mais experientes provavelmente irão aprender alguma coisa nova com esse artigo.
Carlos H. Cantu
A IBSurgeon patrocinou o desenvolvimento de um guia rápido de migração do FB 2.5/3 para o Firebird 4, sendo que o mesmo já se encontra disponível para visualização online ou em PDF, totalmente grátis. O ponto alto do Firebird 4 (ainda em Release Candidate) é a introdução da replicação nativa para hotback, mas além disso ele traz diversas mudanças que devem ser consideradas antes de migrar qualquer aplicação para a nova versão, como tipos timestamp e time com definição de timezones, novo tipo decfloat e, especialmente, o novo modo Read Consistency para transações com isolamento ReadCommited, que é assumido por padrão no Firebird 4 e que tem um comportamento diferente do ReadCommited legado, exigindo muita atenção para não ser pego desprevenido com comportamentos estranhos na sua aplicação.
Mark Rotteveel publico em sua conta no twitter:
Caso alguém esteja interessado no arquivo das listas de discussão Firebird que estavam hospedadas no Yahoo Groups: fb-list-archive.s3-website-eu-west-1.amazonaws.com (até 14 de dezembro 2019)
Estou considerando a ideia de também adicionar mensagens após 14 de dezembro de 2019 (quando o arquivo do Yahoo Groups foi fechado) e o encerramento final do Yahoo Groups no final de 2020.
Acaba de ser lançado o Release Candidate 1 do Firebird 4, contendo todas as novidades que estarão na versão final, inclusive replicação nativa. Para saber as novidades, leia o release notes e, caso encontre algum problema, reporte no bug tracker do projeto.
Uma nova versão estável do driver Firebird (v1.1.0 ) para PHP foi disponibilizada. Binários pré-compilados podem ser encontrados para as versões do PHP 7.3 , 7.4 e 8.0 no site firebirdsql.org/en/php-driver/.
Alexey Kovyazin publicou recentemente algumas informações sobre um novo site chamado firebirdtest.com, onde pode-se ver estatísticas e informações dos testes automatizados que rodam sobre diversas versões do Firebird, inclusive betas.
Segue uma transcrição:
Oi pessoal
FYI - firebirdtest.com
Este site é um frontend do FBT + OLTP + scripts automatizados, mantido por Pavel Zotov e alguns funcionários do IBSurgeon.
Ele está executando testes FBT no servidor Windows (8Gb, 4 cores) para FB 3 e 4 (SuperServer e Classic), e OLTP-EMUL no FB 3/4 SuperServer.
Os testes são acionados automaticamente, quando uma nova compilação aparece em
http://web.firebirdsql.org/download/snapshot_builds/win/3.0/
http://web.firebirdsql.org/download/snapshot_builds/win/4.0/
Como resultado da execução dos testes, um relatório é gerado.
Para cada erro há um hint (mouseover) com detalhes sobre ele, onde ao clicar uma nova página será aberta com mais detalhes e histórico de execuções.
Links detalhados:
0. Resultados totais para cada tipo de saída e arquiteturas do Firebird
1. ERROS MAP: distribuição dos erros do Firebird que ocorreram durante as execuções
2. FRESH FAILS: testes que falharam apenas na última execução
3. FRESH ERRORS: testes que geraram erros de runtime apenas na última execução
4. STILL FAILS: testes que falharam por pelo menos duas execuções anteriores
5. HAS FAILS: testes com pelo menos uma falha nas execuções anteriores
6. Has runtime errors: testes com pelo menos um erro de runtime em execuções anteriores
7. FRESH PASSED: testes bem sucedidos com resultados anteriores = FAIL/ERROR/SKIPPED ou AUSENTE
8. ALL TESTS: saída - todos os resultados das últimas 30 execuções
9. ALL TESTS: A. Ignorado: testes que foram intencionalmente excluídos da execução
Resultados do Firebird OLTP Emul
O OLTP Emul simula uma aplicação OLTP com grande carga e utiliza muitos SQLs sofisticados em ambiente multithread.
Nossos planos para o futuro:
1) Publicar os fontes dos scripts automatizados no GitHub (precisamos limpá-los um pouco)
2) Realizar testes no Linux e incluir resultados nos relatórios do front-end
3) Melhorar a apresentação na web - certificado https, design, etc.
4) Migrar para o novo framework de testes do FBT quando sua adoção for concluída
Convidamos todos os interessados a participar do esforço.
Pavel Zotov é coordenador do projeto - pz@ibase.ru.
Relação
Alexey Kovyazin
IBSurgeon