Notícias
Parece que o pessoal da Borland vem acompanhando de perto o desenvolvimento das features do Firebird. O InterBase 7.5 terá várias das funções já implementadas no Firebird 1.5, como COALESCE, NULLIF, CASE, possibilidade de rodar múltiplas versões do servidor em uma mesma máquina, etc. Além disso, a novidade que mais chama a atenção é a possibilidade de criar usuários locais, dentro do banco de dados, ao invés de centraliza-los no servidor, o que também já está previsto para as próximas versões do Firebird.
Em um primeiro momento, pode parecer que o IB está a frente do Firebird, mas o que é realmente preocupante é como essas alterações estão sendo feitas dentro do código do servidor. É sábido que durante o tempo em que a Borland teve o InterBase nas mãos, muita coisa foi implementada de maneira ineficiente ou até mesmo incorreta - quem acompanha a lista de desenvolvedores do Firebird sabe do que estou falando. Enquanto que a equipe do Firebird, ao mesmo tempo que se preocupa em criar novas funcionalidades, está arrumando a casa e colocando as coisas em seus devidos lugares, por se tratar de um produto de código fechado, não podemos dizer o mesmo das alterações que a Borland vem fazendo no InterBase
Veja o que Dmitry Yemanov, um dos principais desenvolvedores do Firebird tem a dizer:
A implementação de SMP na versão 7.0 não era eficiente. Eles estão corrigindo-a agora, mas provavelmente o Firebird-Vulcan terá mais performance nessa área do que o IB. O novo recurso de EUA (usuários locais) dá uma falsa impressão de segurança - abra o banco de dados com um editor hexa e mude a chave hash e lá se foi a segurança. Nós estamos trabalhando em uma solução melhor. Na minha opinião as tabelas temporárias no IB 7.5 foram implementadas de maneira não ideal. Os usuários devem pensar um pouco antes de dar importância a ruídos de marketing. Nós não podemos competir com o marketing e a propaganda do InterBase, mas podemos supera-los em qualidade. No que diz respeito a novos recursos, eles tem mais recursos administrativos, enquanto nós temos mais recursos de linguagem.
Jim Starkey, criador e idealizador do InterBase, postou na lista Firebird-Devel uma mensagem interessante de como foi a criação do software que veio a se tornar o Firebird:
O dia 4 de Setembro é o 20º aniversário do que é agora o Firebird. Eu saí do meu emprego na DEC em Agosto, tirei 3 dias de férias, e comecei a trabalhar no dia 4 de Setemebro de 1984 em minha nova carreira como desenvolvedor de software. Pelo que me lembro, os primeiros arquivos escritos foram o cpre.c e o cpre.h (pre-processador C), que depois se tornou o gpre.c e o gpre.h. Esse arquivos foram criados em um DEC Pro/350, um PDP-11 (computador pessoal que não deu em nada), rodando XENIX. O GPre foi meu primeiro programa em C, XENIX foi minha primeira experiência com Unix, e o Pro/350 foi minha última (mas não lamentável) experiência com um PDP-11.
Feliz Aniversário, Firebird!
Jim Starkey
Acaba de ser publicada no site do Firebird um RoadMap para o Firebird 2.0. A versão 2.0 deverá sair até o final de 2004, com várias novidades. Até a metade de 2005 devemos ter a versão 3.0, que será uma versão integrada com o Vulcan, fornecendo assim suporte a processadores de 64bits, SMP e muitas outras novidades.
O 1º Firebird Developers Day foi um grande sucesso! Quase 400 pessoas estiveram presentes, mostrando que o Firebird tem cada vez mais força no Brasil! Em breve os participantes poderão emitir os certificados de participação on-line através do site do DUG-BR. Nos próximos dias um report do evento será disponibilizado publicamente. Agradeço antecipadamente todos os que participaram ou ajudaram de alguma forma a fazer desse evento um grande sucesso!
O collate case-insensitive desenvolvido por Paulo Henrique Albanez, acaba de ser disponibilizado no SourceForge, para dowload gratuito. O uso desse collate permite a ordenação e a comparação de valores alfanuméricos sem considerar a caixa dos caracteres. Em breve esse collate deve ser incorporador ao código oficial do Firebird.
O CD Kit de instalação FireBase foi atualizado no dia 30/Julho/2004 com as últimas versões das ferramentas e componentes que compõe o CD. Os participantes do 1º FDD poderão adquiri-lo com 15% de desconto no dia do evento. Para saber mais sobre o kit, acesse o menu Vendas -> Produtos FireBase -> CD de utilitários.
A versão 1.0 Alpha 2 do driver BDP para os produtos da Borland que suportam o .Net acaba de ser lançada. Note que a versão ainda é alpha e portanto pode conter bugs e não possui todas os recursos implementados. O autor pede que qualquer problema seja reportado imediatamente para que ele possa corrigi-los o mais rápido possível. O driver é free e open source :-)
Com o lançamento do Firebird 1.5.1 nosso banco de dados volta a ser mencionado na mídia online em todo o mundo. Dois artigos falando sobre o lançamento do Firebird 1.5.1 podem ser lidos nos sites LXer e LinuxDevices!