Notícias
Um novo pacote de correções para vários problemas presentes no InterBase 7.1 acabou de ser lançado pela Borland. As correções são:
- Fixes to IB Server
- FETCH operation from large resultset is 3 to 30 times slower in IB 6-7.1 clients when compared to IB5.6 client.
- SELECT from TMP$PROCEDURES after dropping a stored proc crashes the server.
- Optimizer is not picking the optimal indices when a select has a conjunct expression.
- Closing a database on a ReadWrite medium where the device has been made Read Only causes a hang when closing the database.
- Restore of database generates error.
- GPRE DSQL program causes crash on SMP.
- TPC-B benchmark test causes a server crash on DUAL CPU box.
- PLAN syntax don't work with 7.1 SP1 version.
- Insert into large database causes corruption of indexes as shown by gfix -v -full
- InterBase Server does not recognize hyperthreaded CPUs automatically.
- Cascading update causes server to crash
- Wrong index reported on constraint violation discovery
- Client disconnect while running stored procedure causes server crash
- Index keys lost due to UPDATE rollback and garbage collection
- Wrong error code reported on unique index key violation.
- Fixes to installer
- ODBC driver install on Linux does not install ODBC drivers at all
- Custom install does not install ib_license.dat, ibconfig and ibmgr.cpl
- ODBC Drivers install via console option on Solaris installs all files to /tmp.
- GUI install of ODBC on Solaris halts near the end of the install.
- Fixes to JDBC driver
- Calling stmt.executeBatch(); on a Statement with an "Empty Batch" throws a Null pointer exception.
- Statement.cancel() does not cancel long running statement
- The java.sql.DatabaseMetadata.getImportedKeys() returns space padded values for the FK_NAME column.
- java.sql.DatabaseMetaData.getTypeInfo() incorrectly returns java.sql.Types.REAL (integer 7) for FLOAT.
- The java.sql.ResultSetMetaData will return 1111 (OTHER) for an array column.
A partir de hoje a FireBase passa a oferecer suporte na recuperação de bancos de dados corrompidos. Na maioria das vezes o próprio usuário pode corrigir o banco através do gfix/gbak, mas nos casos onde isso não foi possível a FireBase passa a ser uma opção a mais para resolver o problema. Note que nem todos os tipos de erros podem ser corrigidos e que durante o processo de correção pode ocorrer perda de dados. O suporte é pago e o valor cobrado varia de acordo com a gravidade do problema. Para mais informações entre em contato pelo email firebase@firebase.com.br
Finalmente o impasse sobre o uso do nome Firebird entre os 2 projetos Open Source Firebird, o banco de dados, e Mozilla Firebird, o browser chegou ao fim. A nova versão 0.8 do browser desenvolvido pelo Mozilla traz o nome de FireFox deixando o nome Firebird livre para o banco de dados!
Foi lançada uma ferramenta que diz recuperar muitos dos problemas de corrupção que algumas vezes não são recuperados pelo gfix! Uma cópia free de diagnóstico de banco de dados está disponível para download, bem como a última versão do IBSurgeon, que permite visualizar as páginas dos bancos de dados. Nenhuma dessas versões para download corrige os problemas, apenas os identificam. A ferramenta responsável pela correção dos problemas é chamada de "IBFirstAid Ambulance" e pode ser comprada online através do site.
O site Linux Jornal publicou um artigo online sobre o Firebird 1.5 que trata basicamente de apresentar os principais recursos do FB para novos usuários que ainda não conhecem o produto. Segundo o artigo, o FB é um forte candidato na briga dos BDs Open Source, antes dominada basicamente pelo MySQL e PostgreSQL.
A revista Delphi Informant, uma das mais antigas sobre Delphi, publicou um artigo sobre o FIBPlus, pacote de componentes de acesso ao InterBase e Firebird desenvolvido pela DevRace. O artigo dá uma visão geral dos componentes oferecidos no pacote e pode ajudar aqueles que estão se decidindo sobre que tecnologia de acesso utilizar em seus sistemas.
Após ter publicado no site um artigo sobre bancos de dados Open Source que deixava de lado o Firebird, a redação da revista foi inundada por emails reclamando o fato do Firebird não ter sido incluido na lista! A tentativa deu certo e a revista publicou agora um novo artigo sobre o Firebird!
O Release Candidate 3 do driver de acesso .Net para o Firebird acabou de sair e já está disponível para download no link http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&s=1075383140:46384&page=ibp_download#NET
O driver ODBC produzido pela IBPhoenix (Free e Open Source) também ganho uma nova versão: 1.2(beta) e pode ser baixado em http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&s=1075383140:46384&page=ibp_60_odbc
Há alguns anos atrás o Marathon era a ferramenta para IB/FB mais fácil de usar e cheia de recursos. O fabricante não teve mais interesse em continuar com o produto e ao invés de descontinua-lo ele o tornou Open Source. Agora, depois de anos sem uma nova versão, o projeto finalmente gerou a primeira versão 3.0 beta que pode ser baixada em http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=28673&package_id=20536&release_id=208042. A página do projeto é http://gmarathon.sourceforge.net/.
Lançada a versão 1.5 do IBReplicador. A nova versão traz como principais alterações o suporte ao Firebird 1.5 RC8, InterBase 7.x e a identificadores delimitados em bancos no Dialeto 3. Há alguns meses o IBReplicator foi adquirido pela IBPhoenix que está dando continuidade ao produto.
Hoje, dia 15 de Janeiro de 2003, foi lançada a primeira edição do Jornal eletrônico da FireBase, o FireBase News. Distribuído via email para todos os cadastrados do site que optaram por receber notícias sobre IB/FB, o FBNews traz um resumo das últimas atualizações do site bem como o TOP 10 mostrando os artigos, dicas e download mais acessados do site. Esperamos que o jornal seja uma ferramenta extra de atualização para aqueles que não tem tempo para checar o site da FireBase diariamente ou então esquecem de faze-lo.
Apenas por 2 votos de diferença o Firebird acabou ficando em segundo lugar na votação de Banco de Dados do Ano, promovida pelo site LinuxQuestions. Mesmo com o segundo lugar pode-se considerar uma vitória pois na votação passada o Firebird nem ao mesmo tinha aparecido na lista.